Perguntas e Respostas Frequentes (FAQ)

1 - Cadastro

1.1 - Quais as formas de Cadastro?

O cadastro pode ser feito através do processo manual, onde o usuário insere seus dados ou através do processo automático, onde os dados do usuário são obtidos do Facebook.

1.2 - O que significa a informação "Tipo de Usuário"?

Tipo de usuário é um parâmetro utilizado por nosso sistema para distinguir os diferentes perfis de usuários. Por padrão, todos os novos usuários são cadastrados com perfil "Cliente".

  • Cliente: Usuário comum, dono de animal de estimação.
  • Lojista: Estabelecimento ou profissional do setor de animais de estimação.
  • ONG: Organização Não Governamental ou pessoa que presta serviço de doação de animais.

1.3 - Ao finalizar o cadastro, visualizei uma página com mais informações a serem preenchidas. O preenchimento é obrigatório?

Não. Porém, recomendamos que preencha estas informações, principalmente o endereço, pois otimizará a sua experiência de utilização do nosso site. Se você não preencheu estas informações no momento do cadastro e deseja preenchê-las, basta acessar a área "Minha Conta".

1.4 - Tenho cadastro no site. Como faço login?

As opções de login estão localizadas:

  • PC/Notebook ou dispositivos com resolução superior a 800px: canto superior direito do site.
  • Dispositivos móveis com resolução igual ou inferior a 768px: canto superior esquerdo, após clicar no botão de menu.
Se você fez cadastro manual, deve digitar usuário e senha nos devidos campos. Se utilizou cadastro através do Facebook, ao acessar a tela de login (http://www.pedepet.com.br/login.html), será exibido o botão do Facebook com o texto "Entrar".

1.5 - O site informa que meu usuário e senha estão incorretos?

Certifique-se de que está digitando os valores corretos e de que a tecla CAPS LOCK não está habilitada, pois a função de login é Case sensitive, isto é, distingue entre maiúsculas e minúsculas. Se ainda assim você não consegue fazer login no site, utilize a opção de recuperação de senha, clicando no link "Esqueci minha senha", que é exibido abaixo dos campos Usuário e Senha.

1.6 - Fiz cadastro pelo Facebook, mas a tela de Login não exibe o meu nome abaixo do botão Entrar

É necessário que você habilite o app da PedePet em sua conta do Facebook. Se por algum motivo ele foi desabilitado, o seu nome não será exibido abaixo do botão "Entrar". Quando clicar no botão, o Facebook solicitará permissão para que o app PedePet acesse seus dados novamente. Seus dados que haviam sido salvos no sistema PedePet continuarão armazenados, sendo necessário apenas que o app PedePet utilize seus dados para login.

1.7 - Fiz cadastro pelo Facebook, mas a tela de Login exibe outro nome abaixo do botão Entrar

Se você utiliza um computador compartilhado com outras pessoas, alguma delas já pode ter realizado login no sistema PedePet através do Facebook. É possível fazer logoff (desconectar) o usuário do Facebook que está autenticado através da opção "Para se autenticar no FaceBook com outro usuário, Clique aqui". Recomendamos cautela ao utilizar computadores compartilhados e que não deixe senhas armazenadas ou a opção "Lembrar-me" habilitada.

 

2 - Ferramenta de Busca

2.1 - Posso buscar estabelecimentos navegando pelo mapa?

Sim. A busca pode ser feita através da navegação pelo mapa. Arrastando o marcador sinalizado com "Você está aqui", você navega pelo mapa, que é atualizado e exibe os estabelecimentos que se encontram dentro do raio de buscar ao redor da localização.

2.2 - O que é o raio de busca?

É a distância máxima entre a localização escolhida e os estabelecimentos/profissionais que deseja encontrar.

2.3 - Por que vejo apenas estabelecimentos próximos da minha localização ou de onde posicionei o marcador?

O raio de busca pode estar definido para um valor pequeno. O valor padrão é de 2 km. Para aumentá-lo, basta selecionar outros valores na caixa de seleção localizada acima do mapa.

2.4 - Quero pesquisar por estabelecimentos que estejam localizados a mais de 15 km de distância de mim. Como fazer?

Para usuários não cadastrados no site, o valor do raio de busca é limitado a 15km. Para usuários registrados no site, o raio de busca pode ser utilizado com valores de até 100km.

2.5 - Porque vejo estabelecimentos com o ícone da PedePet e outros com um marcador vermelho?

Os estabelecimentos com o ícone da PedePet estão cadastrados em nosso banco de dados. Os demais foram retornados do banco de dados do Google Places.

2.6 - Cliquei em um estabelecimento para obter informações dele e agora não consigo encontrar o mapa com minha pesquisa e os demais estabelecimentos. Como fazer?

Ao clicar no link, uma nova aba é aberta com as informações do estabelecimento pretendido. Para voltar ao mapa, feche a nova aba.

2.7 - Lembro parcialmente o nome do estabelecimento ou desejo pesquisar por alguma palavra-chave. Como fazer?

Utilizar a barra de pesquisa, digitar o critério desejado e clicar em pesquisar (lupa). Os resultados serão exibidos em uma lista.

2.8 - A lista com os estabelecimentos/profissionais retornada não é exibida em um mapa. Como fazer para saber se está próximo de mim?

A última coluna da lista exibe a distância que o estabelecimento se encontra do ponto de pesquisa. A ordenação padrão é que sejam exibidos primeiro os estabelecimentos mais próximos, mas é possível alterar esta ordenação para que sejam exibidos primeiro os mais distantes.

2.9 - Como posso refinar minha pesquisa?

A pesquisa pode ser refinada utilizando os filtros localizados no canto direito da tela.

2.10 - O que significa a estrela localizada ao lado do botão onde obtenho informações do estabelecimento?

Essa estrela é utilizada para marcar os seus estabelecimentos favoritos. Somente usuários cadastrados podem marcar estabelecimentos como favorito.

 

3 - Adoção e Doação

3.1 - Como posso localizar animais para adoção?

Na página inicial do site são exibidos alguns dos animais de estimação que foram disponibilizados para doação no país todo. Se deseja pesquisar por animais específicos apenas na sua cidade, acessa a ferramenta de Adoção e Doação, cujo link está localizado na parte superior do site.

3.2 - O mapa exibe onde os animais de estimação estão?

Não. O mapa exibe as ONGs cadastradas. Ao clicar na ONG, você pode acessar a área da mesma para ter mais informações, além de visualizar lista com os animais da mesma que estão disponíveis para adoção.

3.3 - Por que a caixa onde seleciono a espécie do animal que desejo adotar mostra apenas Cães e Gatos, colocando todos os outros no mesmo "bolo"?

Porque estes são os animais que mais se encontram disponíveis para adoção. No decorrer da utilização da ferramenta de busca, se identificarmos que existe um aumento de interesse por determinada espécie, incluiremos a mesma na caixa de seleção.

3.4 - Para fazer a pesquisa por um animal, é preciso escolher todos os campos?

Não. Os campos disponíveis servem para facilitar sua busca e encontrar um animal de acordo com o que você deseja.

3.5 - Identifiquei um animal interessante na lista. Como posso ver mais detalhes?

Ao clicar no link referente ao animal, você será redirecionado(a) para uma página com mais informações sobre o mesmo, conforme descrito no item 4 deste FAQ.

3.6 - Visualizei as informações disponíveis para o animal, mas gostaria de mais informações. Como proceder?

Você pode entrar em contato com a ONG, clicando sobre o link da mesma na seção DETALHES da página do animal.

3.7 - Cliquei no botão "Quero adotar". Isso significa que a ONG doará o animal para mim?

Ao clicar nesse botão, você ficará cadastrado em uma lista de pessoas que tem interesse em adotar esse animal. A ONG receberá seus dados para entrar em contato e é ela a responsável por decidir se doará ou não o animal para você.

3.8 - Por que existe essa lista de pessoas interessadas ao invés da ONG doar diretamente o animal para mim?

Essa lista serve para que a ONG faça uma triagem, buscando uma adoção responsável. São comuns os casos de pessoas que adotam animais e depois os abandonam nas ruas novamente.

 

4 - Meus Pets

4.1 - Quem pode cadastrar animais de estimação?

Todos os perfis de usuário (Cliente, Lojista e ONG) podem cadastrar animais de estimação.

4.2 - Todos os animais cadastrados ficam disponíveis para adoção?

Não. Os animais cadastrados só ficam disponíveis para adoção se o usuário (dono) escolher a opção de doação. Somente após esse passo o animal é disponibilizado para doação.

4.3 - Todos os animais cadastrados ficam disponíveis para venda?

Não. Assim como na doação, os animais cadastrados só ficam disponíveis para Venda se o usuário (dono) escolher a opção de venda. Somente após esse passo o animal é disponibilizado para possíveis compradores.

4.4 - Qualquer usuário pode disponibilizar um animal para adoção?

Sim. Tanto Clientes quando Lojistas e, principalmente, ONGs, podem disponibilizar animais para doação.

4.5 - Qualquer usuário pode disponibilizar um animal para venda?

Não. ONGs não podem disponibilizar animais para venda.

4.6 - Como faço para visualizar meus pets?

Ao fazer login no site, clicar no link "Meus Pets".

4.7 - O formulário de cadastro tem poucos campos. Como inserir mais informações?

O formulário de cadastro tem apenas as informações essenciais para identificar seu pet. Para inserir mais informações, identifique o pet desejado na lista e clique no ícone do lápis para editar as informações do mesmo.

4.8 - Inseri algumas fotos do meu pet, mas agora o botão para selecionar arquivos não aparece. Por que?

No momento, o número de "fotos do perfil" do pet é limitado a 6. Após atingir esse número de fotos, o botão para seleção de arquivos é desabilitado. Para incluir outras fotos, será necessário apagar algumas.

4.9 - Como faço para excluir fotos?

Abaixo do botão "Enviar Foto", existe uma seção com miniaturas das fotos já enviadas, com o título "Remover". Clique na miniatura da foto que deseja excluir. Será exibida uma mensagem de alerta perguntando se deseja remover a imagem. Ao confirmar, a imagem será removida.

4.10 - Não tenho as informações de registro do meu pet. Onde posso encontrá-las?

Essas informações só são obrigatórias para animais com pedigree. Se é o seu caso, procure as informações no certificado de registro do seu pet.

4.11 - Qual a vantagem de inserir as informações de registro do meu pet?

Com estas informações será possível montar a árvore genealógica para confirmar a linhagem do seu pet. Essas informações são úteis para quem comercializa pets.

4.12 - Só visualizo os cabeçalhos das demais informações com um símbolo de "+". Onde posso inserí-las?

Ao clicar no símbolo "+", o formulário com os campos para inserir as informações será exibido.

4.13 - Não lembro se já inseri uma determinada vacina. Como posso verificar?

Para verificar as vacinas periódicas que já foram cadastradas, basta clicar no link "Visualizar Histórico". Será exibida uma nova janela com a lista das vacinas já cadastradas.

4.14 - Tenho um animal de raça cuja pelagem não tem cor variável. Preciso preencher o campo "Pelagem"?

Não. Esse item é utilizado, preferencialmente, por animais Sem Raça Definida (SRD) e para animais de raças onde a cor da pelagem pode variar. Ex: Labrador, Australian Cattle Dog (Blue Heeler, Red Heeler), etc.

4.15 - A árvore genealógica só mostra até os bisavós dos meus pets. Por que?

A árvore genealógica só é exibida em quatro níveis. Porém, se deseja continuar observando a linhagem do seu pet, basta clicar em cada parente e posteriormente visualizar a árvore genealógica do mesmo.

4.16 - O que é a PetLine?

É a linha do tempo onde são exibidas todas as informações e fotos cadastradas para seu pet. Em breve será possível inserir mais fotos e outros eventos.